OS TERRORES DO INFERNO

"Assim será na fim dos tempos;

os anjos virão a separar os maus de entre os justos,

e botaram-nos na fornalha de fogo;

lá é o pranto e o bater dos dentes "

(Mateus 13:49-50).

A doutrina do inferno é uma das doutrinas as mais negligenciadas em toda a Escritura. Quando o inferno é mencionado hoje, é ridiculizado geralmente, como se a idéia inteira do inferno estiver tanto fora da moda que somente os ingénuos e os ignorantes acreditariam que tal lugar existe realmente. Isto não é duro de compreender. Os homens naturais odeiam a idéia de render contas pelas suas vidas a um Deus santo, porque amam o pecado e desejam viver com ele. A mente impura apresenta uma objeção após outra objeção à idéia do inferno porque não quer enfrentar com essa realidade. Os homens vivem suas vidas pensando que talvez se ignorarem uma dificuldade o suficiente, ela haverá desaparecer finalmente. Mesmo os líderes religiosos conservadores estão atacando agora o inferno. Deixemos os homens fazer o que eles quixer, seguros de que as objeções frívolas dos ignorantes não farão desaparecer o inferno.
Entre o clamor para aniquilar o inferno, aqueles que acreditam a Bíblia como o caminho verdadeiro têm obrigação de falar. Considerar os terrores do inferno pode ser uma das coisas mais importantes que você pode fazer nesta vida. "aquele que ouve o som da trombeta, e não faz caso do aviso, vem uma espada e leva-o, o seu sangue cairá sobre a sua cabeça" (Ezequiel 33:4). Por favor, eu imploro que o leitor tome o tempo para ler este librinho até o final.

Por que devemos nós preocupar-nos sobre o inferno? Por que devemos nós gastar este tempo de leitura sobre o inferno? Há diversas razões para o nosso benefiço:
1) Ouvir sobre os terrores do inferno pode chocar a sua consciéncia e esperta-lo da sua falsa segurança.
2) Ouvir sobre o inferno ajuda aos homens a se deter no seu caminho de pecado. O piedoso e o malvado são persuadidos de não pecar tanto quando são lembrados regularmente dos terrores do inferno.
3) Ouvir sobre os terrores do inferno pode ajudar a espertar aqueles entre nós que podem pensar que são salvos porque acreditam em Jesus-Cristo ou nos fatos do Evangélio, mas que não são salvas realmente e estão em caminho ao inferno, mas não o sabem.
4) Predicar a doutrina do inferno é benefiçoso ao justo e ao injusto, como será demonstrado.
Por que não são as gentes temerosas do inferno? Parece haver hoje uma falta real de medo da realidade do inferno. Isto aplica-se àqueles que estão na igreja e àqueles que estão no mundo. A gente não teme o inferno. Por que?
Você não estaria temeroso de um leão quando é pintado somente em um retrato em cima de uma parede. Por que é isto? Porque é somente um retrato. Você sabe que não é real. Mas se você fosse deixado sozinho em uma selva e viesse a se enfrentar com um leão real que rosnasse ferozmente, você ficaria estarrecido. As consciéncias dos homens são como o homem que vê somente o leão pintado. Nós ouvimos do inferno na Bíblia. Nós sabemos que o senhor Jesus falou do inferno. No fato, Jesus-Cristo falou mais do inferno do que qualquer outra coisa nas Escrituras. Por que os homens não acreditam que o inferno é real? Porque não ouvem bastante sobre ele. Nós não estudamos a palavra das Escrituras sobre o inferno. Não é somentes o que ouvimos qual faz o que nós acreditamos, o que nós não ouvimos também ajuda a dar forma ao nosso sistema da opinião. Somente o Espírito de Deus pode apresentar os terrores do inferno aos nossos corações em tal maneira para vê-los vivos ante nós. A doutrina do inferno foi usada por Deus mais frequentemente à conversão dos pecadores do que toda outra doutrina nas Escrituras. Ore agora que você lê este capítulo para que o Espírito Santo possa mostrar-lhe o inferno ante você tanto real como é.

A NECESSIDADE DO INFERNO
A maioria dos que hoje se burlam do inferno obram provavelmente assim por diversas razões. Preliminar entre elas é um desejo de proseguir os seus próprios trajetos de pecado sem ter as suas consciéncias incomodadas sobre as conseqüências das suas ações. Não querem ouvir que o que estão fazendo é errado. Não querem ouvir que o seu pecado será punido. Eu posso ouvir alguém dizer, "mas não é o tormento eterno no inferno inconsistente com um Deus misericordioso e amoroso? Como poderia um Deus bom punir à gente no inferno para sempre?" Um engano do caráter de Deus e da natureza do pecado pode facilmente conduzir a tais perguntas. Por que é o inferno necessário? Examinemos diversas razões sobre a necessidade do inferno.
1) A grande maldade do pecado e a santidade de Deus. A dificuldade que a maioria da gente têm em compreender a necessidade do inferno é relacionada com uma compreensão incompleta e inadequada de como é terrível o pecado, e de como é Deus glorioso. Nós não vemos o grande mal que há no pecado mais pequeno, nem nós compreendemos a santidade de Deus, a Sua justiça, e a Sua ira. Se nós víssemos o pecado como o mal mais grande do mundo e soubéssemos que cada pecado é uma rejeção do governo de Deus sobre nós, uma burla nEle, um murro na sua cara, botar esterco nEle, nós começaríamos a compreender um pouco do que o nosso pecado é para Deus. Quando nós pecamos, nós levantamos un deus rival nos nossos corações. O pecado rejeita ao Criador como Deus que é e coloca uma criatura no seu lugar na forma de nós mesmos ou do nosso viço mais querido.
Se nós puidéssemos compreender a santidade de Deus e o que significasse ser santo, puro, perfeito, justo, e incontaminado pelo menor pecado, nós teríamos uma idéia melhor de porque Deus odeia o pecado tanto muito. A Santidade Absoluta não pode tolerar o menor pecado "os Teus olhos são demasiado puros para olhar o mal, e não podes ver o agrávio" (Habacuc 1:13). Se nós puidéssemos compreender a santidade e a pureza gloriosa de Deus e também da natureza abominável do pecado, então nós não teríamos nenhum problema com a necessidade absoluta do inferno.
"Mais enganoso que todo é o coração, e perverso, quem pode o compreender?" (Jeremias 17:9). O coração humano é doente. O coração humano é mau. O coração humano é enganoso. A corrupção do coração faz que nós sejamos enganados sobre o horrível do pecado e muitas outras coisas mais.
2)A Natureza Infinita de Deus. Para compreender o que nosso pecado é realmente, nós devemos vê-lo através dos olhos de Deus. Deus é um Ser infinito, eterno. Cada ato do pecado é cometido contra um Deus infinito e santo. Em cada ato do pecado nós destronamos a Deus colocamo-nos acima de Ele. Em cada pecado esta é a pergunta se fazer: "Qual é vontade que deve ser satisfeita: a de Deus ou a do homem? Agora, o homem pelo pecado coloca a sua propria vontade acima do Senhor, e assim coloca a Deus como lijo sob os seus pes. Um so pecado cometido contra um Deus santo e infinito merece uma punição infinita. É um mal infinito ofender mesmo uma vez um Deus infinito.
3)A Justiça Divina. Mesmo um pecado contra Deus obriga a Deus a vindicar o Seu nome e a Sua justiça punindo tanto inteiramente como merece. Deus pode e quer vindicar a Sua justiça. Promete fazer assim em Romanos 12:19 onde diz: "Amados, não fassam vingança, deixem lugar para a ira de Deus, porque escrito está: Minha é a vingança. Eu hei pagar, diz o Senhor.'" Um dos predicadores mais grandes que viveram sempre, Jonathan Edwards, escreveu, "a glória de Deus é o bem mais grande; é aquela é a razão principal da criação; é de uma importância mais grande do que qualquer outra coisa. Mas há uma forma na qual Deus se glorificará também: na destruição eterna dos homens injustos, que glorificará a Sua justiça. Nisso aparecerá como o governador justo do mundo. A justiça vindicativa de Deus parecerá estrita, exata, asombrosa, e terrível, e conseqüentemente gloriosa."

UMA DESCRIÇÃO DO INFERNO
O inferno é uma fornalha do fogo inextinguível, um lugar de punição sem fim, onde as suas vítimas estejam atormentadas nos seus corpos e nas suas mentes de acordo com as suas naturezas pecadoras, os pecados que cometeram em vida, e a quantidade de luz espiritual dada e rejeitada por elas. O inferno é um lugar do que a mercê e a bondade de Deus foram retraídas, onde a ira de Deus é revelada na forma de um fogo estarrecedor, onde os homens injustos vivem com os seus viços e desejos sem os poderem realizar, num tormento para sempre e sempre.
Em Mateu 13:47-50 o senhor Jesus diz uma parábola sobre o Julgamento. Nos versículos 49-50, o Senhor descreve o final dos maus: "Assim será na fim dos tempos; os anjos virão a separar os maus de entre os justos, e botaram-nos na fornalha do fogo; lá é o pranto e o bater dos dentes"

Em examinando estas palavras do senhor Jesus nós devemos primeiramente observar que o inferno está descrito como uma fornalha de fogo. A fornalha de Nabucodonosor foi aquecida sete vezes mais quente do normal e é descrita como "uma fornalha de fogo chamejando" (Daniel 3:23).João o Baptista falou "do fogo inextinguível" e a Apocalipse descreve o inferno como "um lago de fogo que arde com enxofre" (Apocalipse 19:20). Podemos nós realmente imaginar o horror do que estas palavras falam? Imagine cada parte do seu corpo no fogo ao mesmo tempo, de modo que cada fibra do seu corpo está sentindo o tormento intenso da queimadura. Quanto tempo poderia você resistir tal punição? Jesus-Cristo diz-nos que "será o lamento e o ranjer dos dentes." Os condenados lamentarám-se amargamente e ranjerám os seus dentes por ter que resistir e sofrer a dor mais intensa que eles sentiram jamais de umas flamas que os consomem e queimam constantemente cada parte de seus corpos. E não haverá nenhum alívio.
Jonathan Edwards descreve em língua gráfica como serão os fogos do inferno: "algums de vocês virom edifícios em fogo; imaginem, conseqüentemente, que pouca e deficiente ajuda vocês fariam na luta contra as flamas, se vocês estiverem no meio de tanto grande e feroz fogo.

Você viu freqüentemente uma aranha ou algum outro inseto lançado no meio de um fogo feroz, e observou como imediatamente rende à força das flamas. Não há nenhum esforço longo, nenhuma luta contra o fogo, nenhuma força exercida para se opôr ao calor, ou para voar dele; mas estica imediatamente adiante e rende-se; e o fogo toma possessão dele, e rapidamente se torna completamente uma faisca de fogo.

Esta é uma imagem pequena do que você será no inferno, a não ser que você se arrepinta e busque a Jesus-Cristo. Consolar-se a você mesmo pensando que pode carregar com os tormentos do inferno, é justo como se um verme que esteja a ponto de ser lançado em uma fornalha incandescenda, se preparase e afortalase para lutar contra as flamas."

O inferno é descrito também como um lugar da escuridão. O Senhor diz-nos do convidado apresentado ao casamento sem roupa ajeitada que foi lançado "na escuridão exterior" (Mateu 22:13). Judas escreve daqueles que estão no inferno "para quem a escuridão preta tem sido reservada para sempre" (Judas 13). Christopher Love diz em seu livro Hell's Terrors (Os terrores do inferno): "a escuridão é terrível, e os homens são mais preparados para temer a obscuridade que a luz: o inferno é descrito, conseqüentemente, tanto terrível para fazer os corações dos homens tremer; não somente é a escuridão, mas a obscuridade mais tebrosa".
O inferno é comparado ao Tofet em Isaias 30:33. O Tofet era o lugar onde os judeus idólatras sacrificabam as suas crianças ao deus pagano Moloch lançando-as no fogo. Dia e noite ouviam-se nesse lugar chios, choros e lamentos, como dia e noite, ouviram-se chios, choros e lamentos no inferno.

Isaias fala do sopro do Senhor, como "um rio de enxofre" que prende o inferno. Há evidência suficiente na Escritura de que Deus mesmo será o fogo no inferno. Hebreus 12:29 diz, "o nosso Deus é fogo consumidor." Os ateus da terra ignorantemente dançam de alegria quando ouvem aos predicadores falar sobre o amor e a mercê de Deus, mas não serão os beneficiários de um nem da outra, a menos que eles se arrepintam. Para eles Deus será todo fogo consumidor. Hebreus 10:30-31 adverte: "nós conhecemo-lo que disse, Minha é a vingança. Eu hei pagar. E outra vez, o Senhor julgará ao seu povo. É uma coisa estarrecente cair nas mãos de Deus vivo."

É uma coisa temível, horrível, cair nas mãos do Deus vivo! Você não escapará do inferno, pecador. Deus será o seu inferno e a Sua ira consumi-lo-á e será derramada em cima de você tanto por muito tempo como Él exista. "Quem compreende a potência da Sua raiva?" (Salmos 90:11).

É porque Deus mesmo será o fogo no inferno que as palavras não podem possivelmente expressar os terrores do amaldiçoado no inferno. "Não há nenhuma razão para suspeitar que os ministros do evangélio falem sobre esta matéria além do que é realmente. Essa possibilidade não é tanto temível enquanto se pretende. Depois de nós termos dito tudo o que é possivel ou pensamos sobre o inferno, isso não seria mais que uma sombra em comparança com a realidade.
Em Lucas 16:19-26 Jesus-Cristo diz-nos de dois homens. Um deles era rico (foi chamado tradicionalmente Divas ou Epulão); o outro homem era pobre (o seu nome era Lázaro). Ambos os homens morreram. O homem pobre foi carregado por anjos ao Ceo e o homem rico foi ao inferno. O homem rico não foi ao inferno porque era rico, nem o homem pobre foi ao Ceo simplesmente porque era pobre. O Senhor mostra-nos com este contraste que as nossas circunstâncias podem mudar drasticamente quando nós passamos ao tempo da eternidade. Nós não devemos ser parvos e pensar que apenas porque Deus não nos trate de jeito duro aqui, nesta vida, não vai face-lo após a morte. O lugar de morada eterna de ambos os homens resultou da condição dos seus corações ante Deus, quando estavam na terra. Lázaro era um seguidor verdadeiro de Deus. Divas não o era.

Nós queremos destacar especialmente o que as Escrituras nos dizem sobre Divas e a sua condição, para que nós podamos aprender muito sobre o inferno.

Os versículos 23-24 indicam-nos que Divas está "no tormento." Que significa estar "no tormento?" Este tormento refere-se ao tormento no corpo e ao tormento na alma também. Como nós vimos, os corpos dos homens serão atormentados em uma fornalha do fogo. Cada parte do corpo sentirá a dor desse fogo. Os homens com dores severas do estômago podem estar numa grande agonia, mas a dor do inferno será bem muito mais grande. A morte por cancer é conhecida porque às vezes causar a dor extrema no corpo, mas a dor do inferno será longamente muito mais má. Se o seu corpo for afligido com muitas doenças diferentes e dolorosas todas ao mesmo tempo, você ainda não começaria a aproximar-se à dor do amaldiçoado no inferno.

As consciéncias dos homens também estarão no tormento no inferno. O consciéncia é o verme que não morrerá do que as Escrituras falam (Marcos 9:48; Isaias 66:24). A Divas diz-se-lhe: "recorde que durante a sua vida."

Os homens serão atormentados com dor extrema, mas serão também atormentados pelas suas próprias memórias. Recordarão os avisos sobre o inferno e as vezes que não acreditarom neles, rindo con burla. Recordarão ser advertidos e chamados a arrepentirem-se, ou avisados de que era impossível recever a felicidade do Ceo sen se submeter a Jesus-Cristo como Senhor, mas não fizeram caso nenhum àqueles avisos. Pergunto-me quantos homens e mulheres que lem agora estas palavras, as recordarão -já sem remédio- quando estejam no inferno.

Serão atormentados vendo a distância as glorias do Ceo (como Divas podia fazer), e sabendo que para toda a eternidade serão amaldiçoados. Serão atormentados por desejos insatisfeitos e pelos seus viços também insatisfeitos (Divas não pode receber mesmo uma gota de água para refrigerar a sua língua). Serão atormentados pelo conhecimento de que nunca se escaparão do inferno (Divas diz que "nenhuns de vocês podem passar aqui"). Serão atormentados pelos gritos, pelos lamentos, e pelas blasfémias dos amaldiçoados em torno deles.

Os tormentos mais extremos que um homem pode experimentar na Terra serão como as mordidas de uma pulga comparadas aos tormentos do inferno.

Jonathan Edwards fala dos homens incapazes de encontrar mesmo um momento do repouso no inferno. No seu Sermão sobre a Punição Futura dos maus diz: "Nunca encontrarão nada que possa aliviá-los no inferno. Nunca encontrarão um lugar de descanso lá; nenhum canto secreto que esteja mais fresco que o resto, onde possam ter um pouco de repouso, uma pequena redução da gravidade do seu tormento. Nunca poderão encontrar um córrego ou fonte refrigerada em qualquer parte desse mundo de tormento; não, nem tanto muito como uma gota de água para refrigerar as suas línguas. Não encontrarão nenhuma companhia para dar-lhes nenhum conforto, ou faze-los estar um pouco melhor. Não encontrarão nenhum lugar onde poder remanescer, e descansar, e respirar em paz por um minuto: porque serão atormentados com fogo e enxofre; e não terão nenhum dia nem noite de descanso pelos séculos dos séculos.

A ETERNIDADE DO INFERNO

O aspecto mais estarrecente do inferno é a sua duração. O inferno é eterno. O inferno durará para sempre. Pode você compreender a eternidade?

Nenhuma equação ou fórmula matemática podem explicá-la. A sua mente não pode concebir a eternidade, mas é, não obstante, real.

Somentes este aspecto do inferno deve fazer que os homens gritem em arrepentimento.

Não é surpreendente que os escépticos de todos os tempos atacaram a natureza eterna do inferno, substituindo-a por doutrinas como a da aniquilação dos maus em seu lugar.

Olhemos as Escrituras para verificar a natureza eterna do inferno e para tentar compreender melhor a eternidade. Então nós exploraremos porque o inferno deve ser eterno.
"E o diabo que os enganaba foi lançado ao lago de fogo e enxofre, onde estão também a besta e o falso profeta; e serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos" (Apocalipse 20:10).

Este versículo dá-nos claramente a duração do inferno. O inferno é para os séculos dos séculos. Como podia uma expressão mais forte, mais determinante ser usada? Se o Espírito de Deus quijer comunicar a natureza eterna do inferno aos homens que poderia comunica-la melhor que a expressão "pelos séculos dos séculos?"

A Escritura não tem nenhuma expressão mais elevada usada para denotar a eternidade que "pelos séculos dos séculos", porque ela mesma é frase usada para nos dizer da existência eterna de Deus, como na Apocalipse 4:9: "a Ele que se senta no Trono, a Ele que vive pelos séculos dos séculos." Alguém duvida que Deus vive por toda a eternidade?

Como então pode você duvidar que o inferno não durará toda a eternidade se a mesma expressão é usada para ambos?

Nós podemos imaginar pouco desta matéria; mas para tenta-lo imagine-se ser lançados em um forno impetuoso, ou uma fornalha grande, onde sua dor seja tanta mais grande do que aquela ocasionada acidentalmente tocando um carvão de fogo, porque o calor é mais grande. Imagine também que seu corpo devia se encontrar lá um quarto de hora, cheio de fogo, e de todo em plena consciéncia; que horror você sentiria na entrada de tal fornalha! e quanto tempo que o quarto de hora lhe parece! E depois que você o tinha resistido um minuto, como insofrível lhe seria pensar que você têm que resistir ainda outros quatorze! Mas qual seria o efeito na sua alma, se você souber que você deve encontrar-se lá resistindo esse tormento ao cheio por vinte e quatro horas... por um ano inteiro... por mil anos!

Oh, então, como o seu coração afundiria-se, se você souber, que você deve o carregar pelos séculos dos séculos! Que não teria fim nunca jamais! Que após milhões de milhões de milhões de anos, o seu tormento seria não mais próximo ao fim, e que você nunca, nunca seria livre!

Mas o seu tormento no inferno será inmensamente mais grande do que esta ilustração representa.
Jesus-Cristo, descrevendo o dia do grande Julgamento, diz da separação do mau e do justo usando estas palavras: "e estes entrarão na punição eterna, e os justos na vida eterna" (Mateu 25:46). Há alguém que negue que o Ceo existe eternamente? As vidas do abençoados no Ceo terám fim um dia futuro? Naturalmente não. Mas a mesma palavra grega que é usada aqui neste versículo para falar da vida eterna dos justos, é usada para falar da punição eterna dos maus.

O inferno durará durante o mesmo tempo que dure o Ceo.
No inferno haverá uns graus diferentes de tormento apontados para cada homen, como está indicado por um número de pasagems das Escrituras. Lucas 12:47-48 diz: "e esse escravo que soube a vontade do seu Mestre e não se preparou nem obrou de acordo com a Sua vontade, receberá muitos chicotes, mas esse quem não a soube, mas as ações cometidas são dignas de uma punição, receberá poucos." Jesus-Cristo diz em Mateu 11:24: "não obstante, eu digo-lhes que será mais tolerável a puniçao para a terra de Sodoma no dia do julgamento que para vocês." Os versículos em Mateu indicam que a gente de Cafarnaum receberão uma punição mais grande no dia do Julgamento do que aqueles que tinham vivido em Sodoma.

Os versículos em Lucas falam de uma diferenciação no julgamento baseado na quantidade de Luz recebida: alguns receberão muitos chicotes e outros receberão poucos.
Aqueles que cometem uns pecados mais grandes que outros ou mais pecados que outros receberão uma punição mais grande no inferno (João 19:11).

Os hipócritas religiosos, aqueles que professam o cristianismo mas não são cristãos reais, serão punidos mais severamente que outros (Mateu 23:14-15). O senhor dissera de Judas Iscariote, "seria melhor para esse homem se não fosse nascido" (Mateu 26:24). Como poderiam algumas destas coisas ser ditas como verdadeiras se a aniquilação fosse o que esperasse aos homens após a morte? A presença de graus diferentes de punição tem sentido somente à luz da capacidade de sentir o tormento. Poder-se-ia dizer que seria melhor para Judas se nunca fosse nascido se a aniquilação fosse todo o que o esperaba? A aniquilação não é nenhuma punição em absoluto.

Cada vez que os non-crentes pecam incrementa-se o seu tormento no inferno. As pessoas que pecam o dobre que outras com luz similar receberão duas vezes mais punição. Cada dia que os pecadores continuam a viver e respirar aqui na Terra sem arrepentimento, estão adicionando dor aos seus tormentos no inferno. Romanos 2:5 diz-nos: "mas por causa da sua obstinação e o seu coração não arrepentido você está armazenando ira para você no dia da ira e da revelação do justo julgamento de Deus."

O senhor Jesus incentivou aos justos a acumular tesouros no Ceo melhor que na Terra. O maus estão aumentando as suas iras e tormentos futuros no inferno cada dia que continuam pecando. Adicionam tormentos à sua punição diariamente.

No inferno os homens desejarão que nunca tivessem nascido.
Charles Haddon Spurgeon disse: "no inferno não há nenhuma esperança. Não há mesmo a esperança de morrer - a esperança de ser aniquilados. Para sempre --PARA SEMPRE-- são condenados para sempre! Em cada grao do inferno, lá é escrito "para sempre". Nos fogos, as flamas brilhan con estas palavras, "para sempre". Acima de suas cabeças, leram, "para sempre". Os seus olhos são esfolados e os seus corações são doridos com o pensamento "para sempre".

Oh, se eu puidesse dizer que hoje à noite o inferno um dia estaria frio, e que aqueles que estavam condenados pôdem ser salvados, haveria uma festa selvagem no inferno somentes com pensa-lo. Mas não pode ser --eles forom condenados "para sempre" nas tebras exteriores.
Cristopher Love usa uma ilustração para tentar-nos ajudar a compreender o que a eternidade significa: "suponha que todas as montanhas da Terra são montanhas de areia, e que muitas mais montanhas foram adicionadas ainda, até que alcançaram até o Ceo, e um pássaro pequeno vem uma vez cada mil anos e toma um grão de areia desta gigantesca montanha, haveriam passar unha cantidade innumerável de milhões de anos antes de que essa massa da areia fosse consumida, e aínda assim este processo teria um final; e seria feliz o condenado, se o inferno não durasse mais que esse tempo; mas esta é a miséria do homem no inferno, ele não terá mais esperança de sair depois que transcorridos milhões de anos, que quando foi lançado primeiramente lá dentro; porque os seus tormentos serão pela eternidade toda, sem fim, porque o Deus que o amaldiçoa é eterno."

Anteriormente olhamos a necessidade do inferno ou por que deve haver um lugar como o inferno. Agora nós olharemos por que o inferno não deve somente existir, mas porque deve existir eternamente. Por que é necessário que o inferno seja eterno? Há diversas respostas que nós exploraremos brevemente.

A primeira razão que nós olharemos é a mencionada por Cristopher Love na passagem citada. O Deus que condena aos homens é um Deus eterno. "A eternidade do inferno está baseada finalmente na natureza de Deus."

É eterna a palavra de Deus? É a natureza de Deus eterna? A Escritura diz-nos: "Jesus-Cristo é o mesmo ontem e hoje, e pelos séculos" (Hebreus 13:8). "A Sua Justiça resiste para sempre" (Salmos 111:3). "A palavra do Senhor permanece para sempre" (I Pedro 1:24). Se a palavra de Deus é eterna, se a Justiça de Deus é eterna, se Deus mesmo é eterno, então por que não deve a Sua ira ser eterna também? Como eternamente Existinte, todos os atributos de Deus são eternos e inmutáveis; conseqüentemente, o inferno, como uma expressão da ira de Deus, deve ser eterno.

O inferno deve ser eterno porque a justiça de Deus nunca ficaria satisfeita pela punição finita dos pecadores, não importa quanto muito tempo durasse. Jesus-Cristo explicita isto quando fala sobre facer as contas com o seu acussador antes de que chegue o Julgamento, se não você será conducido à prisão e "eu digo-lhe que você não ha partir de lá até que pague o último centavo" (Lucas 12:59).

O homem não pode dar nada para pagar pelos seus pecados. Nenhuma quantidade de punição no inferno, não importa quanto dure, pode limpar os pecados. É impossível; conseqüentemente, o inferno deve ser eterno.
En terceiro lugar, o inferno deve ser eterno porque a Escritura nos diz que o verme que couça a consciéncia dos homens no inferno nunca morre. "O seu verme não morrerá, e o seu fogo não será extinguido" (Isaias 66:24). O seu verme nunca morrerá nem o seu fogo nunca se extinguirá, então aqueles que são atormentados pelo verme nunca morrerão.

Por último, o inferno será eterno porque os homens continuam a pecar no inferno. Aumentarão e agravarão a sua culpa lá. O inferno é um lugar onde os condenados blasfemarão contra Deus e contra deles mesmos. Os homens maus aumentarão os tormentos ums aos outros, ao se acusarem e se condenarem entre eles.

Os homens não se arrepintem no inferno porque o caráter dos pecadores não muda. Remanescem pecadores para sempre. Os homens continuam a pecar toda a eternidade, conseqüentemente, Deus puni-los-á eternamente.

APLICAÇÃO A CRENTES, ATEUS E AGNÓSTICOS


Os profetas do Antigo Testamento advertem-nos repetidamente dos perigos do inferno: "quem entre nós viverá com o fogo inextinguível?" (Isaias 33:14). "quem pode resistir diante da Sua indignação? E quem pode resistir o ardor da Sua raiva? A Sua ira derrama-se como o fogo "(Nahum 1:6). Pecador, é você tanto arrogante para pensar que pode resistir a ira de Deus quando seja derramada em toda a sua poténcia sobre você?

Você pode pensar que o inferno não é tanto quente e que você poderá resisti-lo bem. Se você acreditar isto, você é algo mais que um parvo. Os terrores do inferno fazem que mesmo os diabos tremam. É você tanto louco para permancer inmóbil a respeito deles ou mesmo se esquecer deles?

Não pense que simplesmente porque você vai às vezes à igreja, ou acredita intelectualmente nas verdades do Cristianismo, que você escapará do inferno.

Você que professa ser cristão, mas ora pouco e não lê muito a Bíblia : como pensa você escapar da punição do inferno? Você que não é incomodado especialmente por pecados pequenos nem pelos pensamentos vãos e sujos que você tem: esta você pronto para ir ao inferno? Você que pensa que o reino de Deus consiste em uma profissão verbal de fe em Jesus-Cristo ou em acreditar intelectualmente que Jesus morreu pelos seus pecados, mas que não está interesado em viver uma vida santa, justa e piedosa, adicando quase nenhum pensamento a Deus durante a semana: você está preparado para resistir os tormentos do inferno, de dia e de noite, pelos séculos dos séculos? Você debe estar preparado para elo, porque se estas coisas fossem verdadeiras de você, você já está dirigido em linha reta para o inferno, a menos que você se arrepinta.

Não se engane a você mesmo! O Cristianismo não consiste nas palavras, ou em afirmações piedosas, ou na mera opinião intelectual, mas em um coração novo e em uma vida nova dedicados a não pecar e viver para a glória de Deus. Se o seu coração e a sua vida não forem mudados por Deus, você está ainda nos seus pecados. Se você estiver vivendo na expressa desobediéncia à palavra de Deus e for indiferente sobre ela, você não tem nenhum direito a supor que está indo ao Ceo: todo ao contrário, você está, na sua maneira, já no inferno!

Arrepinta-se de todos os seus pecados e volte a Jesus-Cristo e rinda-se a Ele como Senhor.

Escute as palavras de Jesus-Cristo: "Se o seu olho faz que você tropece, arranque-o para fora, e lançe-o lonje de você. É melhor para você incorporar-se a vida com um olho, que tendo dois olhos ser lançado no inferno de fogo"(Mateu 18:9). O mesmo diz sobre a mão. Estas parábolas referen-se àqueles ídolos aos que consagramos a nossa vida esquecendo que Deus é o verdadeiramente importante. Esqueça os ídolos que o conducem ao inferno e situe a Deus na cimeira da sua vida, no lugar que realmente Lhe corresponde.

Recorde que a dificuldade de abandoa-lo todo por Jesus-Cristo é nada comparada com suportar a eternidade no inferno.
Eu não acredito que alguém possa espantar-se com a ideia de passar a eternidade no Ceo, mas sim no inferno, de modo que possam começar a procurar a Deus com todo o seu coração, e implorar a Jesus-Cristo ter misericórdia deles.

Os homens estão no borde mesmo do abismo do inferno e estão prontos para cair de cabeça nele. No entanto são completamente inconscientes de que eles estão em perigo. Se ouvir falar sobre o inferno puder fazer que os homens de outra maneira insensíveis considerem as Verdades Eternas, então predicar sobre o inferno é certamente valioso. É melhor ver agora o inferno, quando você viver, e ser estarrecido por ele, que ter que suportar para sempre o inferno enquanto você morra.

Eu não quixer que você estiver mais receoso do inferno que do pecado. O pecado é o seu inimigo real. O pecado é mais mau que o inferno porque o pecado deu nascimento ao inferno. Você estaria disposto a ir ao inferno para toda a eternidade a cámbio de ums de poucos prazeres e lujúrias inmorais aqui na terra? Fuja do pecado! Fuja de viver para si e para a auto-gratificação e volte a Jesus-Cristo. Quando você morra já será tarde de mais.

Toda oportunidade de arrepentimento limita-se à vida na Terra. Esta doutrina é útil ao justo asím como ao injusto. A doutrina do inferno deve levar ao justo a temer a Deus. Um temor santo é útil em muitas maneiras. Esse quem teme a Deus no seu coração tem um respeito mais grande pelos mandamentos de Deus. Quen teme verdadeiramente a Deus não temerá aos homens e preferirá desagradar aos homens que a Deus (Isaias 8:12-13).

Esta doutrina deve aumentar a sua fidelidade e alegria em Jesus-Cristo porque você foi salvado dos tormentos do inferno e deve do mesmo modo aumentar o seu amor por Jesus-Cristo que resistiu a ira de Deus em cima da cruz no lugar de você.

A doutrina do inferno deve producir dentro de você medo ao pecado. Deve causar-nos temor mesmo dos pecados mais pequenos e ter cuidado de confessa-los rapidamente para limpar o seu coração e a sua vida. Deixe que a doutrina do inferno evite em você a prática do pecado.
A doutrina do inferno deve ajudar ao justo a ser paciente sob todas as penas externas nos dias de aflição. Não importa como de grandes sejam as suas penas neste mundo, são mui distantes dos tormentos do inferno, dos que o Senhor livrou aos justos. Você puder ter que submeter-se a tormentos menores durante a sua vida na Terra, mas recorde que somente são provisórios e você foi livrado do mais grande de todos os tormentos, assim que você tem uma ração para alegrar-se mesmo nos momentos de mais grande pena.
Esta doutrina é útil e motivante para levar a outros a mensagem de Jesus-Cristo. Eryl Davies escreveu no seu livro A Ira De Deus: "a eternidade dos sofrimentos do inferno deve fazer-nos mais zelosos e ansiosos para proclamar aos homens quem é o Único que pode os salvar. Nós encolhemos não declarar estas solemnes verdades? O pensamento do inferno desagrada-nos? Recorde que Deus será glorificado mesmo com os sofrimentos eternos dos que não acreditam no inferno. A Sua majestade ferida será vindicada...

O que é supremo no propósito de Deus na hora da eleição e a reprobação dos homens é a Sua própria glória, e o inferno também glorificará a Sua justiça, a potência, e a ira de Deus durante toda a eternidade. No ínterim é nossa a responsabilidade de orar e trabalhar para a salvação dos pecadores antes de que tal punição terrível os alcance."
Eu não posso marchar sem a uma palavra final àqueles que pensam que são convertidos, mas não o são; e também, àqueles que se sabem que estão sem converter. Pode você concevir a eternidade? Pare agora e a tente imaginar ser atormentado incesantemente, para sempre, sem fim. Isto não o estarrece? Nunca terá uma possibilidade para o descanso, nen un so momento. Nunca terá uma gota de água para refrigerar a sua garganta torrada. Pense outra vez quanto tempo a eternidade é. Tente imaginá-la: o dia e a noite, pelos séculos dos séculos, queimado com fogo o mesmo que uma aranha dentro de uma fornalha em flamas. Chios, dor, lamentos, amaldiçoando o dia em que você nasceu; e sendo amaldiçoado pelos diabos e pelas outras almas amaldiçoadas em torno de você. E todo isto eternamente. Recordando, sempre recordando as vezes que você foi advertido aqui, na Terra e como você ignorou aqueles avisos: auto-satisfeito e auto-enganado, pensando que tudo estava bem na sua alma. A esposa de Job dissera-lhe que amaldiçoa-se a Deus e morresse. A menos que você se arrepinta e venha a Jesus-Cristo, quem é a sua única esperança, você será amaldiçoado por Deus e atormentado eternamente por Ele na Sua presença, na plenitude terrível da Sua ira, e você nunca morrerá. Você nunca morrerá. VOCÊ NUNCA MORRERÁ! A eternidade é para sempre!




VOLTAR